Complexo Viário Rodoanel Alto Tietê: Conheça o Projeto que vai ligar Poá e Suzano ao Rodoanel e beneficiar todo Alto Tietê

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Na busca por melhorias significativas na infraestrutura viária e na mobilidade urbana, a região do Alto Tietê está prestes a testemunhar um avanço monumental. Em uma reunião histórica realizada em 14 de março de 2024, autoridades estaduais, prefeitos e representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) revelaram detalhes do tão esperado Complexo Viário Rodoanel Alto Tietê, um projeto ambicioso que promete revolucionar a conectividade entre Poá, Suzano e o Rodoanel, trazendo benefícios abrangentes para toda a região.

 

Uma Visão Abrangente do Projeto

O Complexo Viário Rodoanel Alto Tietê é um empreendimento multifacetado que abarca uma série de intervenções estratégicas na malha viária local. Sua peça central é a construção de alças de acesso e saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) em Suzano, proporcionando uma ligação direta e eficiente entre o Rodoanel e os municípios de Poá e Suzano.

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Nova alça sobre o Rodoanel e duplicação da atual Estrada Governador Mário Covas em Poá (crédito imagem: Reprodução SPMAR)

Além das alças de acesso ao Rodoanel, o projeto inclui uma variedade de melhorias nas vias circundantes, como a adequação das rotatórias e a construção de pistas marginais. Também está prevista a criação de uma passarela acessível para pedestres, visando promover a segurança e a acessibilidade em toda a região.

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Quem estiver na SP-066 poderá acessar todos os sentidos do Rodoanel, sem a necessidade de retornos (crédito imagem: Reprodução SPMAR)

Detalhes das Obras Entorno da SP-066

No âmbito das obras no entorno da SP-066, diversas melhorias serão implementadas para otimizar o fluxo de tráfego e facilitar o acesso às áreas adjacentes. Em Suzano, uma pista marginal será construída no lado oeste, ao lado da pista externa do Rodoanel, aumentando a capacidade de entrada do acesso atual.

Do lado oposto, haverá a duplicação do trecho de Poá da Estrada Governador Mário Covas, estendendo-se até a rotatória de Poá, que funcionará como saída do Rodoanel. Além disso, a rotatória de Poá será ampliada, com a construção de um viaduto expresso sobre ela, garantindo o fluxo contínuo da SP-066.

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Serão construídas novas vias para conectar a Avenida Brasil (crédito imagem: Reprodução SPMAR)

O acesso a Poá será ainda mais facilitado, conectando a Avenida Fernando Rossi à Estrada Governador Mário Covas sem nenhum cruzamento. Com essas alterações, o acesso ao centro de Poá será feito em menos de 5 minutos, e aos centros de Ferraz e Itaquaquecetuba em cerca de 10 minutos.

Obras na Avenida Major Pinheiro Fróes e Avenida Brasil

Em Suzano, está prevista a construção de uma nova via conectando a Avenida Major Pinheiro Fróes à Avenida Brasil, por meio de um viaduto sobre a Linha 11 da CPTM. Esse acesso facilitará a entrada em Suzano e ao bairro de Calmon Viana em Poá.

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Somada à nova Av. Roberto Simonsen, será uma nova rota para a região sul de Suzano, conectando o centro da cidade de Suzano em menos de 10 minutos, e os bairros de Casa Branca, Quaresmeira (Região da Estrada de Santa Monica), em tempo similar.

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A iniciativa também prevê uma passarela sobre a SP-066 (crédito imagem: Reprodução SPMAR)

O Complexo Viário Rodoanel Alto Tietê promete ser não apenas uma melhoria na infraestrutura viária, mas sim um catalisador para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Alto Tietê. Com esses projetos visionários, a região está preparada para enfrentar os desafios do futuro e prosperar como um polo de excelência no estado de São Paulo.

Impactos e Benefícios Esperados

O Complexo Viário Rodoanel Alto Tietê não apenas visa melhorar a fluidez do tráfego, mas também tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Alto Tietê como um todo. Ao facilitar o acesso ao Rodoanel, o projeto abre novas oportunidades para o transporte de mercadorias e o deslocamento de pessoas, fomentando o comércio, a indústria e o turismo na região.

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Será construído um viaduto sobre a Rotatória de Poá, eliminando o cruzamento dos veículos que trafegam nas vias locais (crédito imagem: Reprodução SPMAR)

Além disso, a melhoria na infraestrutura viária tende a reduzir os congestionamentos e os tempos de viagem, melhorando a qualidade de vida dos residentes locais e aumentando a atratividade da região para investimentos e novos empreendimentos.

Cronograma e Execução do Projeto

O projeto do Complexo Viário Alto Tietê está em fase avançada de planejamento, com a assinatura do documento de autorização para o projeto executivo já realizada. Espera-se que o projeto executivo seja concluído em até 12 meses, com um custo estimado de R$ 30 milhões. Caso os resultados esperados sejam alcançados, as obras têm previsão para iniciar em 2025.

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Detalhe de como ficará a nova Rotatória de Poá (crédito imagem: Reprodução SPMAR)

A execução do projeto ficará sob a responsabilidade da Concessionária SPMar, com o apoio e o aporte financeiro do governo do Estado. A construção do Complexo Viário Rodoanel Alto Tietê promete ser um marco na história da região, representando um investimento significativo no futuro e no desenvolvimento sustentável do Alto Tietê.

O Futuro da Mobilidade no Alto Tietê

Além do Complexo Viário Rodoanel Alto Tietê, a reunião também contemplou outros projetos e iniciativas voltadas para a melhoria da mobilidade na região. Entre eles, destacam-se a extensão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, com melhorias nas estações e ajustes na malha ferroviária, e a construção de novas alças de acesso em Itaquaquecetuba.

Esses projetos, somados ao Complexo Viário Rodoanel Alto Tietê, representam um compromisso sólido do governo do Estado e das autoridades locais com o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos do Alto Tietê. Com investimentos significativos em infraestrutura e mobilidade, a região está preparada para enfrentar os desafios do futuro e prosperar como um polo econômico e cultural de destaque no estado de São Paulo.